O Shopping Serra Talhada recebeu esta semana o Pastoril de Maria. Relembrando tempos passados, muitos dos visitantes pararam para observar esse festejo que sempre tem espaço nesse período. O Pastoril de Maria é organizado pela Fundação Cultural Cabras de Lampião, que vem desenvolvendo atividades artística em todo o Pajeú.  

Dança, teatro e música se misturam para compor a apresentação do conhecido Pastoril. Originado em Portugal, o Pastoril retrata o nascimento de Jesus e, por isso, é apresentado no período natalino. É um dos quatro principais espetáculos populares nordestinos- os outros são o Bumba-meu-boi, o Mamulengo e o Fandango- e acontece nas festas natalinas do Nordeste, particularmente, em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas.

O surgimento desta manifestação cultural data da terceira década do século XIII. No começo, era apenas a apresentação teatral do nascimento de Jesus. Com o passar do tempo, seguiram-se duas linhas: a religiosa e a profana. Em Pernambuco, a introdução do Pastoril aconteceu em fins do século XVI no Convento dos Franciscanos de Olinda, através do Frei Gaspar de Santo Antônio. Em Serra Talhada, vem ganhado notoriedade com o Pastoril de Maria, com aproximadamente 22 componentes e apresentação em todo o Sertão do Pajeú.